quarta-feira, 14 de março de 2012

Exercícios 2


QUESTÕES

1. Em sua visão, o que é pior: um sistema descentralizado de governos (como o das administrações locais nos EUA do século 19), que lá propiciou a ?prática política da pilhagem de cargos públicos?, ou um sistema centralizado de governo como o do Brasil, que pode produzir o mesmo efeito? 




2. Segundo W. Wilson, ?o campo da administração é um campo de negócios? e para melhorar a eficiência dos governos é preciso buscar inspiração nos modelos de administração de negócios. Que trunfo tinha na época o mundo dos negócios a ponto de influenciar tanto o pensamento de Wilson em seu estudo da administração pública?




3. Contrastar as visões de administração sustentadas por Hamilton e Jefferson e discutir sua relevância para a administração pública de hoje.



4. Discutir as origens da dicotomia entre política (politics) ou política pública (policy) e administração. Faz alguma diferença você usar a palavra ?política? ou ?política pública?? Isso muda o debate?



5. Se vivemos numa sociedade democrática, por que permitimos que tantas instituições em nossa sociedade ? mesmo as governamentais ? sejam governadas de maneira hierárquica e até autoritária?




6. Discutir o conceito de eficiência como medida de sucesso em organizações públicas. Que outros conceitos também poderiam ser considerados medidas de sucesso?




7. Discutir a ?gestão científica? e seus críticos. Que efeito persistente tem a gestão científica na administração pública?




Exercícios "Organizações Modernas"

1) Que tipos de organizações existem na sociedade? Cite-as.
R: Hospitais,Universidades, Ong's, Bancos, Conselhos, Associação de moradores, Polícia e etc.


2) Quais dessas organizações (referentes à questão 1) exigem mais e quais exigem menos controle de seus membros para funcionar adequadamente? Por que?
R: Geralmente está relacionado com seu tamanho, seu alcance e sua funcionalidade...as Universidades por exemplo tem menos controle de seus membros que a Polícia.


3) Qual a relação entre a burocracia e a democracia? Por que é uma relação complexa?
R:Acredito que ainda relacionamos democracia com liberdade, portanto a burocracia nos leva  a seguir regras e procedimentos.


4) Todas as organizações modernas são burocráticas? Justifique. 
R: Sim. Há necessidade de processos e controle para o funcionamento de qualquer organização, deixando evidente a burocracia.


5) Como as organizações em formato de redes conseguem estar em todos os lugares e em nenhum lugar?
R: As organizações hoje também são virtuais, tornando-se presente, ex: UFSC,UDESC, e a relação entre Franquias de diversas marcas.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Projetos Futuros

É importante que tenhamos em mente o que significa futuro. É simplesmente seguir em frente e ver o que acontece. Acredito que o futuro é um processo que se inicia no presente, neste exato momento. Depende de minha, da sua, da nossa vontade de mudar o que está errado e aperfeiçoar o que está certo.
Ingressei no cusro de Administração Pública porque não quero ser plateia, quero ser ator nesse processo de transformação.
Meu objetivo específico deste ano vai possibilitar que todos os outros projetos saiam do papel virem realidade: este ano vamos eleger Angela Albino prefeita da capital. Só quando tivermos um olhar socialista para esta cidade seremos capazes de crescer de forma justa e economicamente sustentável.
A partir daí, dessa quebra de paradigma, problemas como segurança pública, saúde, mobilidade urbana e geração de emprego e renda começarão a ser resolvidos.
Não existe milagre. Existe trabalho e vontade política. É disso que Florianópolis precisa e se depender de mim., é isso que ela terá.
Meu projeto portanto, passa necessariamente pela melhoria de vida das pessoas que vivem em nossa cidade. Depende do hoje a transformação do futuro...ser feliz  é meu projeto para hoje e amanhã.

Quem sou Eu.

Pai da Rebecca, Arthur e Giulia, amante da natureza e de nossa cidade. Rodeado de bons amigos levo minha vida com muita alegria e buscando sempre servir a coletividade. Alvinegro morador do Continente busco sempre dedicar-me as questões que envolvem nossa comunidade. Militante político do PCdoB, partido do qual me identifico e levanto suas bandeiras. Filho de professora e mineiro conheço as dificuldades e necessidades de nosso povo, por isso sou um eterno inconformado e ativo nas lutas por uma vida melhor para todos e todas. Minha luta é por uma nação livre de preconceitos e da desigualdade social. Estudante de Adm. Pública, procurei o curso para qualificar-me e poder dar minha contribuição com habilidade e conhecimento pra a sociedade catarinense.

Biografia

Natural de Criciúma, vivo em Florianópolis há 26 anos. Militei nos movimentos estudantis desde 1986, participando do Congresso de restruturação da UCES (União Catarinense de Estudantes Secundaristas).Consultor de negócios,bacharelando em Direito pela Unisul e acadêmico do curso de Adm. Pública na ESAG/UDESC. Atualmente sou assessor parlamentar para assuntos institucionais no mandato popular da Deputada Estadual Angela Albino. Dirigente municipal do PCdoB, participo da Comissão Política do partido. Dediquei  os últimos anos a estudos de mobilidade urbana, participando dos principais eventos nessa área no país. Atuo junto aos movimentos sociais, principalmente nas frentes de defesa por espaços públicos de lazer,esporte e cultura. Represento o Continente no Conselho Municipal de Transporte.